quinta-feira, 26 de maio de 2011

População do Canadá


O Canadá é um país localizado na América do Norte ou América Anglo-Saxônica, seu território encontra-se no hemisfério norte ocidental. Na costa oeste é banhado pelo Oceano Pacífico, na costa leste, pelo Oceano Atlântico e mar do Labrador e ao norte, pelo mar de Beaufort.

O país possui o segundo maior território do mundo, superado somente pela Rússia. Ocupa uma área de 9.976.139 quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 33,5 milhões de habitantes.

Grande parte da população está estabelecida na extensão da fronteira com os Estados Unidos (6 mil km), extremo sul do país, os centros urbanos não se distanciam mais de 350 km da fronteira entre os dois países. A concentração da população nessa região ocorre em decorrência do clima frio que predomina no restante do país.
O norte é muito frio, apresenta característica polar, o que impede o processo de urbanização da região.

A população canadense é formada por povos autóctones, asiáticos, e, principalmente, europeus (origem Britânica 40% e francesa 25%). Esse último dado faz com que o país possua duas línguas oficiais: inglês e francês.

O território é extremamente urbanizado, pois 80% da população vive em cidades, isso ocorre por causa do nível alto de industrialização e atividade rural desenvolvida de forma intensiva e mecanizada.

O Canadá apresenta um dos melhores indicadores sociais do mundo, desse modo, os índices de analfabetismo são baixos, assim como os de mortalidade infantil e natalidade. A população canadense está envelhecendo, a baixa taxa de natalidade aliada à boa expectativa de vida (80,4 anos) produz uma carência de mão de obra, pois aproximadamente 15% da população têm mais de 65 anos, fato que diminui o PEA (População Economicamente Ativa) do país. O percentual de idosos é alto se comparado ao de outros países.

O desprovimento de mão de obra suficiente para o setor produtivo tem promovido o ingresso no país de um grande número de trabalhadores estrangeiros. É bom lembrar que isso acontece somente em períodos de economia aquecida.
 

História do Canadá

As origens do passado canadense se confundem com as teorias que visam explicar o processo de ocupação do território americano. Segundo alguns indícios, acredita-se que populações de aborígenes tenham chegado a esta região por meio de uma faixa de terra que ligaria a Sibéria e o Alasca. Estima-se que a movimentação destes grupos humanos tenha acontecido há cerca de 30 000 anos.

A colonização do Canadá teve início fora do processo de expansão mercantilista que marca a Europa da Idade Moderna. Os primeiros estrangeiros a se fixarem aqui foram os vikings, que há cerca de 1000 anos promoveram um curto período de ocupação da Ilha de Terra Nova. Já nessa época, acredita-se que o contato entre os nativos e os europeus tenha sido marcado por uma série de conflitos.

Passados seis séculos, o navegador italiano Giovani Caboto, a serviço dos membros da Coroa Britânica, reivindicou o domínio europeu no ano de 1497. Logo em seguida, os franceses também se fixaram na região para imprimir as suas atividades de natureza colonial. Pela definição de algumas teorias, a aventura britânica e francesa pela América do Norte aconteceu como um desdobramento das tentativas de se buscar outra rota marítimo-comercial para o Oriente.

Mesmo não alcançando o tão cobiçado mercado oriental, os mercadores destas nações exploraram o pescado e as peles tão facilmente encontradas em terras canadenses. Além disso, vale destacar que a presença franco-britânica foi marcada por várias disputas que pretendiam impor a hegemonia de um só país no território colonial canadense. Por fim, observa-se que uma parte significativa do território acabou sendo controlada pelo governo britânico.

Somente no século XIX, os canadenses organizaram um gradual processo de emancipação do controle britânico na região. No ano de 1848, a Inglaterra autorizou os canadenses a conduzirem as suas próprias instituições políticas, desde que os assuntos de natureza externa permanecessem sob o controle do Império Britânico. Logo depois, o processo de expansão estadunidense transformou o cenário político deste território.

Com o fim da Guerra Civil dos Estados Unidos, lideranças políticas canadenses defendiam que a união política das províncias era fundamental para que os EUA não tentassem a anexação de seus territórios. Em 1° de julho de 1867, Canadá Oeste, Canadá Leste, Novo Brunswick e Nova Escócia, se uniram através de um documento chamado Ato da América do Norte Britânica. A partir de então, todo esse território seria politicamente reconhecido como Domínio do Canadá. 

Inspirados pelo sistema britânico, os políticos do novo Estado optaram por um regime em que um Parlamento – composto pela Câmara dos Comuns e do Senado – trataria de assuntos de natureza nacional. Enquanto isso, as províncias teriam autonomia para discutir e elaborar as leis que se restringissem aos assuntos locais. Pouco tempo depois, os canadenses organizaram seu processo de expansão territorial rumo a oeste.

No ano de 1869, um levante liderado por Louis Riel garantiu a conquista da chamada província de Manitoba. Um ano mais tarde, os membros da Columbia Britânica decidiram se incorporar ao Canadá. Em 1873, a Ilha do Príncipe Eduardo também tomou a mesma ação. A última província canadense foi conquistada em 1949, quando a região de Terra Nova optou pelo fim da subordinação britânica.

Nas primeiras décadas do século XX, a economia canadense cresceu de forma expressiva, tornando-se uma significativa força agrícola e industrial. Na década de 1930, os efeitos da Grande Depressão foram superados na medida em que a inserção na Segunda Guerra Mundial aqueceu a sua economia e a transformou, após o conflito, no quarto maior parque industrial do mundo.

Na segunda metade do século XX, a prosperidade da economia canadense veio acompanhada por uma série de políticas sociais que firmaram um invejável padrão de vida naquele país. No contexto internacional, o Estado canadense tem papel atuante em operações que defendem a paz mundial e se tornou região atrativa para imigrantes de várias partes do mundo.

Na década de 1980, um movimento na província de Quebec discutiu a separação política de seu território. A justificativa para esta ação seriam os paradigmas culturais quebequenses que estariam muito mais próximos a uma tradição cultural francesa do que a do restante do território, marcado pela hegemônica colonização britânica. Apesar da movimentação, a província de Quebec continua sendo um domínio canadense.

Por fim, ao notarmos a sua formação cultural múltipla, o Canadá passou a acolher pessoas de vários países. As demandas econômicas desta nação a levaram a criar diversos programas que permitem o ingresso de estudantes e trabalhadores para o interior de seu território. De certa forma, a política externa canadense se difere de outras grandes nações que se alarmam com a presença de estrangeiros no país.

Cultura Canadense

O Canadá tem como uma de suas características principais a  diversidade de raças e culturas. O governo canadense adotou oficialmente a política de multiculturalismo em 1971. Desde então, o país passou oficialmente a ser considerado Multicultural, onde todas as culturas são consideradas igualmente importantes, e por consequência, valorizadas por igual.

Língua
O Canadá possui dois idiomas oficiais: o inglês e o francês. Ambos são usados no Parlamento do Canadá. Em 7 de julho de 1969, o Canadá a tornar-se uma nação bilíngue com a adoção do francês como segunda língua oficial. Cerca de 80% dos canadenses que falam francês vivem na Província de Quebec.

Religião
A maior parte dos canadenses é cristã, sendo desses 43% católicos romanos e 38% protestantes. A fatia restante divide-se entre canadenses que possuem outra religião (como o islamismo, por exemplo) e aqueles que não possuem religião.
 

Clima

O Clima

O clima do Canadá caracteriza-se pela diversidade, uma vez que a temperatura e as precipitações variam de acordo com a região e a estação.
Enquanto as temperaturas do norte vão acima de 0 C por apenas alguns meses, a maioria dos canadenses vive dentro da faixa de 300 Km da fronteira meridional do país, onde as primaveras amenas, verões quentes e outonos agradavelmente frescos prevalecem durante pelo menos 7 meses por ano. As estações ditam a aparência da terra: se a natureza estiver em estado de dormência, os canadenses estarão esquiando... na neve ou na água.
Enquanto as estações do ano sinalizam flutuações na temperatura e número de horas de luz solar, o deslocamento das massas de ar também desempenha o seu papel. O fluxo normal de ar do oeste para o leste é interrompido no inverno, quando o ar frio e seco se desloca do Ártico em direção ao sul, e no verão, quando o ar tropical quente se desloca do sudeste em direção ao norte. Além disso, as montanhas, planícies e grandes cursos d'água também influem nas temperaturas.

A Costa Oeste

A costa da Colúmbia Britânica possui o clima mais temperado do Canadá, graças às correntes de ar quentes e úmidas do Oceano Pacífico. As duas cidades principais, Vancouver e Vitória, desfrutam de verões agradáveis e relativamente secos e de invernos suaves e úmidos. Raramente cai neve em terras baixas e quando isso acontece, geralmente ela derrete no mesmo dia.
A Cordilheira, que inclui a Cadeia da Costa e as Montanhas Rochosas, impede que o ar quente e úmido do Pacífico avance em direção às planícies interiores nas províncias de Pradarias. Como o ar úmido é obrigado a transpor as montanhas, ele se resfria e baixa sobre os declives ocidentais na forma de grandes precipitações - como chuva nas baixas altitudes e neve nas altas. Os vales entre as cadeias de montanhas recebem bem menos precipitação e experimentam verões quentes e até mesmo abrasadores.

As Pradarias

Parte das vastas planícies centrais da América do Norte, as Pradarias estendem-se das Montanhas Rochosas até os Grandes Lagos. Aqui, invernos frios e verões quentes são normais, com precipitação relativamente leve. Por exemplo, na região seca do sul de Saskatchewan, a média das precipitações anuais fica abaixo dos 300 mm. Manitoba, a mais quente das províncias de Pradarias, recebe cerca de 500 mm por ano.
As chuvas da primavera e os outonos secos ajudaram a tornar as Pradarias uma das mais importantes áreas de cultura de grãos do mundo. O cultivo, entretanto, sofre muitos riscos: erosão do vento, seca, tempestades, chuvas de granizo e as inexplicáveis temperaturas baixas e precoces do outono.
Dentre as características notáveis do inverno das Pradarias, encontramos o "chinook" - vento invernal quente e geralmente seco que muito afeta o sul de Alberta. O chinook desce das Montanhas Rochosas e eleva as temperaturas em até 16 graus em um único dia.

Os Grandes Lagos - A Região do Rio São Lourenço

Mais da metade da população canadense vive nas proximidades dos Grandes Lagos ou às margens do Rio São Lourenço. O inverno nessa região traz consigo pesadas nevascas. Os verões costumam ser mais longos e mais úmidos do que em qualquer outro lugar do Canadá. As chuvas variam pouco de um ano para o outro e são suficientes para manter uma das melhores áreas de plantação do Canadá. A temperatura média diária chega próximo aos 20 C, de meados de junho a meados de setembro, podendo ocorrer ondas de calor semanais de 30 C. No outono, são comuns os dias quentes e ensolarados, contrastando com as noites mais frias.

O Canadá Atlântico

A combinação das massas de ar continentais com as correntes de ar oceânicas faz com que essa região tenha um dos climas mais severos e variáveis do Canadá. No inverno, as temperaturas médias podem variar de maneira marcante, uma vez que o ar ártico é substituído pelo ar marítimo das tempestades. As nevascas são relativamente pesadas e a neblina é algo comum na primavera e no começo do verão. O mês mais quente é julho, quando a temperatura média fica entre os 16 e 18 C.

O Norte

Transpondo as Pradarias e a populosa região dos Grandes Lagos-Rio São Lourenço, ao norte, encontramos a floresta boreal. Essa área é geralmente coberta por neve durante mais da metade do ano. O seu "verão" - período sem congelamento - mal dura dois meses. A precipitação é leve, com exceção da costa de Labrador, onde se faz sentir a influência do Atlântico.
Mais ao norte ainda, além da floresta, fica o Ártico. Aqui, as temperaturas ultrapassam 0 C somente durante algumas semanas ao ano. Apenas um metro abaixo da delicada camada de vegetação que cresce durante o verão, o solo mantém-se permanentemente congelado.

A Adaptação às Mudanças Climáticas

Ao longo dos séculos, os canadenses aprenderam a prestar atenção ao seu clima variável e a se proteger contra as excentricidades climáticas. Não obstante as modernas inovações que proporcionam proteção contra os extremos de calor e frio (remoção de neve, shopping centers com calefação ou ar condicionado, meios de recreação interna e complexos de escritórios interligados por passagens internas-continentes), um forte sentimento de respeito pela natureza persiste entre os canadenses. De um modo geral, os canadenses tendem a desfrutar as diferentes estações e a beleza inerente a cada uma delas.

Relevo

Canadá ocupa a metade superior da América do Norte, mais precisamente, 41% do continente. Seu único vizinho é os Estados Unidos, que se limita ao sul (48 Estados contíguos) e ao noroeste (Estado de Alasca). Na costa sul da Terra Nova e Labrador localiza-se Saint Pierre et Miquelon, um território ultramarino da França. O Canadá estende-se desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste - este fato sendo a origem do lema do país, "De mar à mar". Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, com a Groelândia ao noroeste. A comunidade urbana mais setentrional do país (e do mundo) é a Canadian Forces Station Alert, na Ilha Ellesmere - sua localização é de 82,5° Norte, localizada apenas 834 km do pólo norte.
O Canadá é o segundo maior país, em área, do mundo, atrás somente da Rússia. Muito do Canadá localiza-se em regiões árticas, porém, e assim sendo, o Canadá possui apenas a quarta maior quantidade de área arável do mundo, perdendo para a Rússia, China e os Estados Unidos. Enquanto o Canadá ocupa uma área maior de que os EUA, possui apenas um nono de sua população. Cerca de metade do país está coberto por florestas boreais.
Cerca de 60% da população do país vive na região dos Grandes Lagos/Vale do Rio São Lourenço. Ao norte desta região densamente habitada localiza-se o Canadian Shield, que estende-se ao longo do norte do país, cobrindo cerca de 55% do Canadá. O solo da região fora pesadamente erodida por geleiras e ventos fortes na Idade do gelo. Este solo caracteriza-se por ser constituídas por rochas extremamente duras, e por ser rica em minerais. Cerca de 60% dos lagos e 40% da água doce do mundo estão contidas dentro dos limites territoriais do país.
A Terra Nova localiza-se na foz do Golfo de São Lourenço, o maior estuário do mundo. Já as províncias de Nova Brunswick e Nova Escócia estão divididas pela Baía de Fundy, local onde ocorrem as maiores variações de marés. Na região também localiza-se a Ilha do Príncipe Eduardo, a menor província do Canadá.
Ao oeste de Ontário, e a leste das Montanhas Rochosas, localizam-se os Campos do Canadá (Canadian Praires), que caracteriza-se pelo seu terreno pouco acidentado e pelo seu solo relativamente fértil.
O extremo norte do Canadá é formado por um vasto arquipélago, contendo várias das maiores ilhas do mundo.


Alimentação

A maioria dos canadenses fazem três refeições diárias. As refeições canadenses são normalmente informais e consistem em:
Café da manhã: Esta refeição é normalmente servida entre 7:00h e 8:30h. Para muitas famílias o café da manhã é rápido e informal. Café, cereal, torrada, bacon, ovos e panqueca são normalmente servidos nesta refeição.
Almoço: Muitos canadenses almoçam entre 12h e 13h. O almoço pode ser uma sopa, salada, sanduíches ou uma variedade de outros alimentos. Nos dias de aula, sua host family ira providenciar um almoço para você levar para a escola. "bagged lunch".
Um típico bagged lunch inclui um sanduiche, fruta e um biscoito ou bolo. Vários estudantes gostam de preparar o seu próprio almoço. Se você quiser fazer o mesmo, sugira isso para os seus anfitriões. Eles vão apreciar a sua ajuda.
Jantar "Supper": Esta, normalmente é a mais completa e formal refeição doi dia. No Canadá, o jantar é normalmente entre as 5:00 e 6:30. Muitas pessoas tomam uma sopa ou comem uma salada como entrada. Sobremesas como sorvete são normalmente servidas após o prato principal.
Algumas pessoas fazem uma oração antes das refeições. Você deve falar aos seus anfitriões se estiver com fome. Se você não aceitar alguma coisa para comer, quando oferecido, seus anfitriões podem deduzir que você não deseja comer.
Seus anfitriões não saberão suas preferências alimentares a menos que você fale. Se você se sentir desconfortável em falar sobre isso com a sua hostr family fale com uma pessoa do Vancouver English Centre. Nós vamos encontrar uma maneira simpática de solucionar esta questão. Quando você preencher o seu formulário de admissão, certifique-se também de indicar quais os alimentos que você não gosta.

Intercambio no Canadá.

ESPORTE

Um dos grandes atrativos do Canadá,  sem a menor dúvida, é a possibilidade de praticar esportes ao ar livre em suas grandes áreas abertas. É muito comum achar lugares para pescar em algum dos inúmeros lagos e rios espalhados pelo país, bem como é fácil achar lugares para caminhar, andar de caiaque, cavalgar, praticar rafting e esquiar. Portanto, para você que curte esportes, o país lhe oferecerá muitas opções!

Parques Nacionais

Entre os melhores lugares para praticar esportes estão os parques nacionais, como o Banff National Park of Canada, que ofecere a você opções como a pesca, trilhas para trekking, passeios de bicicleta, moutain biking, para as épocas quentes, e ski, patinação e rapel no gelo, para as épocas frias. O Waterton Lakes National Park, por exemplo, lhe oferece opções como a prática de esportes a cavalo e inúmeras trilhas, com as mais variadas distâncias e um visual indescritível. Há 41 parques nacionais em todo o território, além de outros estaduais. Cada um deles possui um centro de informações para te ajudar com dados sobre os lugares adequados para a prática de esportes, informações sobre o clima e a emissão de autorizações para acampamentos e pescas.

Esportes de inverno
No Canadá, os esportes de inverno merecem destaque. O hockey no gelo é o esporte mais famoso, e você pode acompanhá-lo nas principais cidades do país! Em Vancouver, você pode comprar a camiseta do Canucks, o time local, e ir ao BC Place para assistir a uma partida. Na província de Ontario, é possível que você se interesse e pratique o dog sledding, que é bastante curioso! O ski é bastante comum nas épocas mais frias. Banff é um dos lugares mais conhecidos para os esportes de descida de montanha (downhill). O Big Ski White Resort é um lugar muito famoso para a prática de ski e snowboard. Por bons preços, você pode ter dias de diversão e muita neve para recordar para sempre!